segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Experimentando deformantes para a voz


Semana começando, segunda-feira preguiçosa e de chuva em Natal. Nada melhor então do que relembrar o fim de semana. Hoje o assunto é a sexta-feira! Sexta-feira é nosso dia de preparar a voz e achar deformantes para ela. Para isso, contamos com nosso querido preparador vocal Tiago Landeira. Toda sexta é descoberta, e são sempre descobertas incríveis, de gostosas e surpreendentes, cheia de estímulos que à primeira vista soam abstratos, mas se corporalizam maravilhosamente na voz de quatro atores em busca.

Tiago na sexta passada nos passou uma série básica de exercícios vocais para repetirmos todos os dias, mesmo sem sua presença. Consiste em: exercícios de respiração, soltar o ar em S e Z, fazer ma me mi mo mu.... Essas coisas. Mas o mais incrível é o jeito como o Tiago nos ajuda a tirar nossas vozes sabe lá deus de onde. A minha e a de Paulinha, por exemplo, estavam muito “para trás”, tímidas, na garganta. Quando conseguimos colocá-las para frente, novas vozes ressoaram no espaço, com outro volume, outro peso, outro brilho.

Tiago, além da técnica, também experimenta conosco estímulos poéticos. Houve um trabalho, por exemplo, em que ele pediu para fazermos pequenas partituras vocais e corporais, que tinham como ponto de partida versos do Manoel de Barros. Cada um recebeu um verso. Silbat ficou com "uma rã me pedra".  Arlindo com ""um passarinho me árvore". Já o meu verso era “os jardins se borboletam.” A mim, Tiago pediu que o jardim fosse meu corpo e as borboletas a minha voz. Pediu ainda que houvesse um espinho no meu jardim. Lindo, né? O resultado foi uma voz que ele nunca tinha ouvido, e que eu nunca tinha experimentado tão conscientemente.

Já estou ansiosa pela próxima sexta, pra ver quais outros deformantes para a voz iremos explorar. 

Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário